Estudo de Impacto Orçamental das USF... MUITO INTERESSANTE! :)
O objectivo do estudo foi avaliar o impacto orçamental do lançamento e implementação das USF no último trimestre de 2006 e ano de 2007.
Estudo da responsabilidade de um grupo de trabalho da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APES) coordenado pelo Prof. Miguel Gouveia de acordo com protocolo de parceria estabelecido com a Missão para os Cuidados de Saúde Primários.
Fase 1Foram analisados os custos dos CS e níveis de produção, sendo também avaliada a existência de economias de escala. Foi dado destaque especial ao impacto do Regime Remuneratório Experimental (RRE) nos custos por utente e por consulta e, em particular, aos custos com medicamentos e meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT). Finalmente, foi realizada uma estimativa preliminar dos custos para o sistema devido ao aumento do número de unidades em RRE. Nestes cálculos foi dada particular atenção à questão da causalidade e da auto-selecção.
Para consultar a 1ª Parte do Estudo de Impacto Económico das USF…
Fase 2Dando sequência ao trabalho desenvolvido na fase anterior, foi completada a análise da auto-selecção com o estudo dos custos com os vencimentos dos médicos por consulta. Foi ainda feita uma estimativa do impacto orçamental da implementação das USF para o ano de 2007 de acordo com o anteprojecto do DL das USF e a remuneração e sistema de incentivos aí previstos para as USF de Modelo B (antes denominadas de Modelo 4).
Para consultar a 2ª Parte do Estudo de Impacto Económico das USF…
FONTE: http://www.mcsp.min-saude.pt/MCSP/destaque_4.htm