ORDEM DOS ENFERMEIROS CONGRATULA SAÚDE 24
"O Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros, reunido hoje, um dia após a inauguração oficial da Linha Saúde 24, vem publicamente manifestar a sua satisfação e congratular o Ministério da Saúde pela entrada em funcionamento de um recurso que pretende desempenhar um papel determinante no acesso dos cidadãos a cuidados de saúde.
A experiência portuguesa e internacional tem demonstrado que serviços deste tipo dão resposta adequada a um conjunto de questões colocadas pelos cidadãos e são vitais no processo de triagem e encaminhamento dos utentes para os serviços de saúde que eles necessitam.
A Ordem dos Enfermeiros endereça ainda uma palavra de grande estima e consideração a todos os enfermeiros envolvidos no Saúde 24 - desde os responsáveis pelo serviço no âmbito da Direcção-Geral da Saúde aos 250 enfermeiros que estão a fazer o atendimento telefónico ao cidadão.
Congratulamo-nos igualmente pelo facto de o coordenador da Unidade de Apoio do Saúde 24 ser também um enfermeiro.
O serviço prestado vem comprovar, mais uma vez, que os cuidados de Enfermagem constituem um dos pilares do Serviço Nacional de Saúde e que as competências dos profissionais em causa, aplicadas ao Saúde 24, podem fazer a diferença no que diz respeito à melhoria da acessibilidade e, em alguns casos, à prevenção da doença e promoção da saúde.
As 16 mil chamadas efectuadas num espaço de 15 dias vêm comprovar que os portugueses acreditam que esta nova linha telefónica traz mais-valias, sentindo confiança na informação que lhes é fornecida.
Para os enfermeiros, a criação do Saúde 24 pode transformar-se numa nova via para, tal como a Ordem advoga, estarem mais próximos dos cidadãos, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde".
PRESS RELEASE - Lisboa, 9 de Maio de 2007.
__________________________________________
FONTE: http://www.ordemenfermeiros.pt/index.php?page=48&news=446#article445