Saúde 24... PARABÉNS!!!

Num processo de melhoria contínua, o Saúde 24 decidiu proceder a uma redefinição dos processos de atendimento.
Desde o dia 21 de Maio que, no atendimento telefónico, a etapa inicial dos contactos de teor não clínico, até agora efectuada por aproximadamente 40 Assistentes de Atendimento, passou a ser assegurada, na totalidade, por enfermeiros, reforçando-se a disponibilização de um serviço de elevada qualidade e disponibilidade.
Assim, o serviço de Informação Geral de Saúde - atendimento de teor não clínico, em que um assistente de atendimento presta informação geral sobre recursos de saúde (como moradas e contactos de serviços de saúde) - bem como o registo ou validação dos dados identificativos dos Utentes, são efectuados por profissionais de saúde.
Face à divulgação por alguns órgãos de comunicação social de informações incorrectas, o Saúde 24 esclarece que, em momento algum, se verificou a recolha de sintomatologia por parte dos assistentes de atendimento, tendo efectivamente
o atendimento de contactos de teor clínico sido sempre da responsabilidade dos enfermeiros que integram a equipa do Saúde 24.
Com esta alteração, foram criadas condições objectivas de simplificação na acessibilidade aos serviços disponíveis, com melhoria na eficácia de atendimento substanciado no facto de o utente somente contactar com um profissional de saúde.
O serviço Saúde 24, a mais recente iniciativa do Ministério da Saúde, divulga hoje o balanço do primeiro mês de actividade
Concluído o primeiro mês de actividade e contabilizando o período experimental de duas semanas, até à data, com a ajuda do 808 24 24 24, aproximadamente 38.000 pessoas já descobriram uma nova forma de lidar com os seus problemas de saúde.
Os contactos de cariz clínico representam aproximadamente 88% dos serviços prestados. Destes, 95% são relativos ao serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento. As questões não clínicas - Informação Geral de Saúde - equivalem a cerca de 5% dos contactos recebidos e tratados pelo Saúde 24.
Entre os tipos de Aconselhamento e Encaminhamento mais frequentes - representam mais de 50% dos contactos - encontram-se as recomendações para observação por um médico num período até 12 horas (com cerca de 20%), cuidados em casa (com cerca de 19%), e o encaminhamento para a urgência hospitalar (com cerca de 14%).
Os Utentes que mais recorrem ao número que constitui uma nova forma de aceder à saúde em Portugal estão localizados nas áreas metropolitanas de Lisboa, Porto, Braga e Coimbra. A forma de acesso ao serviço é predominantemente telefónica, sendo que em cerca de 60% dos casos é efectuada através dos serviços telefónicos fixos.
____________________________________________________________________________
FONTE: http://www.saude24.pt/PresentationLayer/artigo_01.aspx?artigo=19 (21.05.2007 )